O mundo foi, de repente, surpreendido, pelo Coronavírus (COVID-19), vírus que propaga-se facilmente, e que em alguns casos, causa ao portador uma grave pneumonia, que devassa o sistema respiratório. Com taxa de letalidade de 5% (cinco por cento) em alguns países, o Coronavírus tem provocado estragos avassaladores na economia mundial, causando fechamento de empresas, desemprego, e pânico financeiro em diversos países. Mas talvez, o efeito mais devastador do COVID-19, é que sendo uma doença nova, inexistindo vacinas, e ainda, o vírus sendo estudado em todo o mundo a procura de cura e da compreensão de como o vírus age no ser humano, a solução encontrada pelas autoridades, foi o distanciamento social entre as pessoas. O Coronavírus é antes de tudo, um anti-social.

Estão suspensos indefinidamente, o aperto de mãos, o abraço, o beijo. Estão suspensas as reuniões religiosas, as festas, os jogos de futebol e até o bingo do bar da esquina. É, o Coronavírus não gosta de gente. Se foi inventado, pelos chineses, como teorias conspiratórias apontam, deve ter sido inventado por um cientista mal amado e solitário. Se foi originado através de um morcego contaminado, que alguns chinês comeu lá para as bandas da Província de Wuhan, na China, igualmente, está explicado o aspecto anti-social do vírus. Afinal, quem vai ter vida social, comendo morcego? Imagine um chinês, levando a namorada para comer um morcego? Como diz na gíria popular, o cara não pega nada. Mas deixando o gracejo de lado, num momento tão difícil da humanidade, o Coronavírus é terrivelmente mau porque afeta na sua maioria dos casos, as chamadas pessoas do grupo de risco, idosos e doentes crônicos.

No caso dos idosos, pense o quão terrível já é a solidão da velhice, e agora, de repente, a pessoa é impedida de sair de casa, impedida de abraçar um neto, um filho. Se o COVID-19, não infectar e matar a pessoa idosa, ela pode correr o risco de desenvolver ou agravar casos de depressão, de demência, e piorar os efeitos das doenças relacionadas ao coração. O COVID-19 é antes de tudo um anti-social, porque acabou com os jogos esportivos, porque limitou restaurantes, bares, festas familiares, e até praias foram esvaziadas. Recentemente, as autoridades de segurança sanitária, determinaram o uso contínuo de máscaras para proteção contra a propagação do vírus. Mais uma medida anti-social.

Se antes, as pessoas já se escondiam uma das outras, com as máscaras imaginárias das redes sociais. Imagine agora? Pense, se tivermos que daqui para frente, usarmos máscaras e elas se tornarem habituais no dia a dia? Dia destes usei uma máscara, horrível, abafada, neste calor da Bahia, fazer o que? Ah, sou doente crônico por causa de hipertensão arterial, então, obrigado a ficar em casa. Visitas nem pensar, sair para rua, nem pensar. No meu caso são 28 dias de isolamento. Não sei quando vai acabar o medo imposto ao mundo pelo risco de contágio, não sei quando acabará a imposição do isolamento social, e quais as consequências funestas em todos os setores, da pandemia do COVID-19, mas, com certeza nunca mais a humanidade será a mesma.

O que esperamos sinceramente, é passada toda esta tragédia, é que o chinês comedor de morcegos, na próxima, leve sua namorada para comer uma pizza (sem morcego).

Quer mais notícias, clique AQUI: www.maisoeste.com.br

Comentário desabilitado.