Uma das obras estruturantes mais importantes do município,  o canal de Macro e Microdrenagem do bairro Santa Luzia já está concluído em mais de 90%  das intervenções. Executado pela Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Infraestrutura, o canal foi projetado para melhorar a qualidade de vida dos moradores com a operacionalização do sistema de macro e microdrenagem, que vai acabar de vez com os alagamentos, ajudando também a combater o foco de doenças arboviroses em uma grande área do bairro, considerado o mais populoso de Barreiras.

A obra que teve início na Avenida Mandacarú (Estrada Velha para Angical) com diversas ramificações de microdrenagem,  que já foram finalizadas totalizando aproximadamente 6.000 metros, interliga ruas como a Joaquim Nabuco, Diamantina, Eugênio Sales dentre outras no sistema de macrodrenagem, cujo eixo principal segue pelas ruas Luziane e Presidente Dutra, com a instalação de galerias de concreto armado em aduelas de 2x2m numa extensão total de 698 metros, em conexão com o conduto secundário de concreto circular (manilhão).

Nessa semana, as ações estão concentradas na altura da Rua Presidente Dutra, com a colocação de estruturas pré-moldadas circulares (manilhão) de 1.500 mm, que vão escoar as águas que se precipitam em direção a parte mais baixa do Santa Luzia. Nesse trecho, as galerias tem extensão de 544 metros, perfazendo ao final da obra,  mais de 1.200 metros de rede de macrodrenagem.

O sistema se completa com a implantação bocas de lobo que fará a captação das águas pluviais pelas ruas do bairro. A costureira Elza Xavier que mora há mais de 20 anos no bairro, vê com alegria a execução do trabalho. “Essa obra era um sonho dos moradores da Santa Luzia e já está quase pronta. Tem muitos anos que isso era só promessa, e esperamos todo esse tempo, mas, agora, a Prefeitura está proporcionando uma completa transformação nas nossas vidas, minha casa nunca mais será alagada na época das chuvas”, comemorou a moradora.

O prefeito Zito Barbosa acompanha de perto a evolução da obra e destaca sua importância para o bairro Santa Luzia. “O Canal da Santa Luzia é um compromisso que assumimos com toda comunidade, que sofria muito na época das chuvas com os alagamentos e também com as doenças que proliferam em lugares onde há acúmulo de água. É uma obra densa e de execução delicada, com incômodos e alteração de trânsito, mas o importante é que esses incômodos serão passageiros e os benefícios dessa grandiosa obra serão permanentes. Graças a Deus já estamos com as execuções bastante avançadas e em breve a população do bairro Santa Luzia irá se beneficiar com as transformações na infraestrutura e na mobilidade, que virão inclusive com a pavimentação das ruas. É mais um compromisso que estamos cumprindo com Barreiras e com o nosso propósito de cuidar das pessoas”, destacou o prefeito de Barreiras.

Quer mais notícias, clique AQUI: www.maisoeste.com.br

Comentário desabilitado.