Foto//Divulgação

O reúso de efluentes sanitários tratados é uma das estratégias que serão utilizadas pelas empresas de saneamento para enfrentar, com segurança e sustentabilidade, a crescente carência de água no mundo e os altos custos para buscá-la cada vez mais longe. Nesta quinta-feira (26), a Embasa apresentou, em webnário, um estudo pioneiro, iniciado em 2019, que avaliou o potencial dessa prática em municípios baianos. O evento atraiu o interesse e contou com a participação de vários representantes de universidades, empresas de engenharia, outras empresas de saneamento, da indústria, agricultura e de órgãos públicos (recursos hídricos, meio ambiente e saúde).

O uso de efluentes de estações de tratamento de esgotos (ETE) para fins não potáveis – como atividades agrícolas, industriais e urbanas e recarga de aquíferos – é ainda incipiente no Brasil e na Bahia, embora o estado esteja bem avançado no aspecto regulatório. “No cenário atual de escassez hídrica, é essencial construir momentos de reflexão e intercâmbio para discutir alternativas para a gestão e ampliação da oferta de água, uma vez que boa parte do território baiano está localizada no semiárido”, disse Júlio Mota, gerente de Tecnologia Operacional da Embasa.

“O reúso é importante porque responde a uma necessidade de atender com segurança as demandas hídricas das áreas abastecidas nas condições atuais e nas futuras e, ao mesmo tempo, ele permite aperfeiçoar os serviços de esgotamento. O estudo desenvolvido identificou que o interesse em ações de reúso pode ser um impulsionador para expansão do sistema de coleta de esgoto no estado e no Brasil”, explicou Helene Kubler, coordenadora-geral do estudo pelo Consórcio Worley, consultoria internacional contratada no âmbito do Projeto de Cooperação Técnica (PCT) “Universalização e aperfeiçoamento da prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em áreas prioritárias do Estado da Bahia”, firmado entre a Embasa, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE).

Atualmente, a Embasa opera 134 sistemas de esgotamento sanitário em 103 municípios atendendo a 1,4 milhão de ligações. São 363 estações de tratamento de esgoto. De acordo com o estudo, levando em consideração a vazão dos efluentes tratados pela Embasa (cerca de 5.478 litros por segundo), o potencial de utilização para reúso seria de 1.400 l/s, considerando o ano de 2024. Foi identificado que o maior potencial de reúso agrícola estaria nas regiões do semiárido e oeste baiano, e de reúso industrial na região metropolitana de Salvador. As estações de tratamento com maior potencial atualmente são as de Candeias, Subaé (Feira de Santana), Itaberaba, Vitória da Conquista e Luís Eduardo Magalhães.

Estratégia empresarial

“No âmbito desse Projeto de Cooperação, vimos a possibilidade de trabalhar uma das iniciativas concebidas pela Embasa em seu planejamento estratégico, que é o de praticar o reúso de modo planejado, abrangente, sistematizado e estruturado para promover uma melhor gestão e preservação dos recursos hídricos do nosso estado”, pontuou o diretor Técnico e de Planejamento da Embasa, César Ramos.

Além do diagnóstico do potencial de reúso de efluente na Bahia, foi elaborado um manual de orientações e práticas de reúso, que contempla, entre outros pontos, os aspectos regulatórios, a infraestrutura necessária para o desenvolvimento do projeto, os protocolos de monitoramento dos efluentes e o fundamental: o estudo de viabilidade. “Também está em fase de análise o termo de referência para estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental de um projeto-piloto de reúso de efluente tratado. A ETE de Vitória da Conquista foi a escolhida, pois dispõe de características que favorecem o desenvolvimento de um projeto com esta finalidade”, disse César.

De acordo com Alisson Brandão, gerente da Unidade de Desenvolvimento Operacional, a Embasa está se preparando para o momento atual, que é de alavancar e aperfeiçoar a prestação dos serviços de abastecimento e esgotamento, juntamente com a obrigação de universalizar. “A Embasa encara o reúso de efluentes como estratégico. Buscamos um estudo que tivesse como foco estruturar a empresa corporativamente para esse modelo, que já é encarado como uma vertente importante do portfólio das ações de segurança hídrica”, explicou.

“A empresa tem um programa de investimentos para ampliar a cobertura de esgotamento sanitário, já temos sistemas delineados para fazer as ampliações com vistas à oportunidade de reúso, mas também pesará nas nossas decisões todo esse estudo desenvolvido para aproveitar essa janela de oportunidade”, complementou Alisson.

“O estudo gerou benefícios internos, pois vai proporcionar a possibilidade de melhoria nos nossos projetos, que já virão com essa visão do reúso. Vamos procurar parceiros potenciais para viabilizar esses projetos, pois nada se sustenta sem viabilidade econômica, ambiental e social. É importante que nós possamos, com o reúso, obter também recursos para serem investidos no aumento da cobertura de atendimento do serviço de esgotamento sanitário”, esclareceu Júlio Mota.

Assessoria de Comunicação Social da Embasa

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br 

Comentário desabilitado.