Foto//Divulgação

Nesta segunda-feira (22), o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB), David Schmidt, participou do Dia Mundial da Água, de dois importantes eventos voltados à defesa do uso inteligente dos recursos hídricos na agricultura.

Schmidt foi à Brasília se inteirar das ações demandadas do Polo de Irrigação do Oeste da Bahia, conduzidas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). A unidade, que integra o Plano Nacional de Irrigação, visa expandir e melhorar a atividade, difundindo o uso inteligente da água, em uma das regiões com maior potencial agrícola do País.

“É a tão falada produção sustentável. E, ao contrário do que se imagina, o polo é estruturado para desenvolver tanto a agricultura irrigada quanto a de sequeiro, beneficiando pequeno, médio e grande produtor, com um modelo de governança que contempla o Cerrado e o Vale, alcançando não só a produção de grãos e fibra, mas outros potenciais, a exemplo da fruticultura, fortalecendo a economia da região”, destacou.

Com agricultura majoritariamente sequeira, o oeste da Bahia tem apenas 8% de sua área plantada irrigada, o equivalente a 192 mil hectares.

Ainda em Brasília, David Schmidt participou do lançamento nacional do Programa Águas Brasileiras, do governo federal, que reafirma a água como ativo para o desenvolvimento regional sustentável. O evento, do qual participaram o presidente Jair Bolsonaro e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, pautou a adoção de medidas de preservação e conservação ambiental, a fim de reduzir os riscos de desabastecimento e combater a poluição dos corpos hídricos, além de incentivar a recuperação de áreas degradadas em diferentes biomas brasileiros.

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br

Comentário desabilitado.