Foto//Dircom

Referência para Bahia e até outros estados do Brasil, o Pronto Atendimento Coronavírus de Barreiras completou no sábado, 03, seu primeiro ano de trabalho na assistência médica aos pacientes atingidos pela Covid-19. A unidade de saúde, sediada no Hospital Municipal Eurico Dutra, que é resultado de uma parceria entre o Município e o governo do Estado, já registra um total de 17.858 pessoas assistidas, de Barreiras e de vários municípios da região Oeste, a unidade também já acolheu pacientes vindos de cidades situadas em estados como: Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Pará, Distrito Federal e Goiás.

A unidade especializada dispõe de 33 leitos de internação e mais 10 estão em fase de implantação. Neste último ano, foram beneficiados 17 municípios do Oeste, incluindo Barreiras, e 11 cidades fora da área de cobertura espalhadas pelo país tiveram seus pacientes atendidos no local. A expectativa da Secretaria de Saúde de Barreiras é continuar oferecendo atendimento de qualidade e humanizado no Pronto Atendimento, enquanto a pandemia perdurar.

Também conhecido pela população como P.A–Covid, o Pronto Atendimento Coronavírus atua com uma equipe multidisciplinar para garantir o melhor acolhimento aos atingidos pela doença e a melhora global do estado de saúde. São realizados atendimentos na área de psicologia, nutrição, serviço social, fisioterapia e enfermagem, assim como todo o acompanhamento médico, apoiado pela equipe de enfermeiros e técnicos em enfermagem. Somados a esses, há ainda a realização de exames laboratoriais e de raio-x, e o suporte das equipes de apoio: recepção, agentes de portaria, maqueiros, profissionais de higienização e farmácia.

Segundo a diretora administrativa do P.A-Covid, Julianne Furtado, este é um dos piores momentos da pandemia e as equipes seguirão firmes no propósito de prestar um atendimento humanizado e de qualidade, reforçando sempre a necessidade de a população continuar colaborando com atitudes que ajudem a frear a disseminação do vírus como evitar aglomerações, fazer uso constante da máscara, higienizar as mãos e uso do álcool em gel.

“Há um ano, quando abrimos o Pronto Atendimento Coronavírus de Barreiras e iniciamos os primeiros atendimentos, o vírus e os efeitos causados ainda eram um mistério. Ao longo desse período, obtivemos informações e evidências que nos permitiram tratar os pacientes com mais eficácia. Muitas pessoas passaram por aqui nestes 12 meses, perdemos colegas, pacientes, vimos de perto a tragédia causada pelo novo coronavírus, mas nossa motivação vem da alegria de saber que também salvamos muitas vidas neste lugar, muitas famílias puderam comemorar o retorno do seu familiar ao lar”, finalizou a diretora Julianne Furtado.

Para o secretário de saúde de Barreiras, desde que o P.A-Covid se estabeleceu em 2020, tem sido uma unidade especializada de extrema importância no enfrentamento a pandemia. “Infelizmente ainda estamos vivendo um momento muito grave da pandemia, mas sabemos o quanto essa unidade tem sido importante para salvar vidas. O prefeito Zito Barbosa não tem poupado esforços para cuidar das pessoas em nosso município em meio a essa pandemia e o P.A-Covid é uma demonstração desse empenho. Por isso, agradecemos a sensibilidade do nosso gestor e a cada servidor de todos os setores e de cada especialidade que se dedicam a salvar vidas todos os dias” destacou Melchisedec Neves.

*Dircom

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br

Comentário desabilitado.