Foto//Dircom

Dados divulgados na última quinta-feira (15), pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), referentes ao Índice da Dinâmica Econômica Municipal (IDEM), no ano de 2018, apontam Barreiras com uma das maiores taxas de expansão entre 2017/2018. O estudo avalia o desempenho da economia dos municípios baianos a partir da estrutura produtiva instalada e analisa a dinâmica de cada município em termos de novos investimentos e novos empreendimentos, representando uma taxa de expansão na dinâmica econômica.

Os números mostram que a atividade industrial prevaleceu entre os locais que apresentaram os resultados mais expressivos. Barreiras obteve crescimento graças à agroindústria. A região Oeste é destaque nacional na produção de grãos, especialmente de soja, a oleaginosa é o carro chefe da produção regional e a expectativa é de que a safra 2019/2020, em fase de colheita, resulte em mais um recorde de produção, com 6,7 milhões de toneladas, 11,7% a mais que a safra passada.

O prefeito Zito Barbosa recebeu com otimismo o resultado do estudo realizado a partir da combinação de um conjunto de estatísticas relativas às atividades econômicas, desenvolvidas nos municípios. “Estes dados são fundamentais para que possamos melhor entender o comportamento das atividades econômicas presentes em nosso município, além de indicar novos setores e segmentos que passarão a receber uma atenção especial com maiores investimentos da gestão”, destacou o gestor.

Maiores PIB’s da Bahia – Em dezembro passado o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma pesquisa que colocou Barreiras entre as 15 maiores economias do interior do Nordeste, em 2018. No setor agropecuário o Município ficou com a terceira colocação entre os 15 maiores PIB’s Agropecuários do interior do Nordeste. Já em 2021, estudo da Consultoria Urban Systems publicado pela revista Exame, destacou Barreiras como a 18ª melhor cidade entre as 100 melhores do Brasil para fazer negócios e investir no mercado imobiliário.

“Tanto os números do IBGE quanto os da SEI revelam o esforço de nossa administração, com investimentos em setores como saúde, educação e infraestrutura. A atração de novas empresas, o fortalecimento do comércio e do agronegócio são resultados de políticas públicas adequadas e em funcionamento. Nossa meta é intensificar ações e investimentos para seguirmos construindo a Barreiras do Futuro, inteligente, sustentável e humana”, finalizou Zito Barbosa.

Dircom

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br

Comentário desabilitado.