Foto//Reprodução

A Prefeitura de Barreiras publicou o Decreto nº 121, de 28 de abril de 2021, que traz novas medidas para o enfrentamento à covid-19. As medidas valem até o dia 12 de maio e fala sobre o funcionamento de bares, restaurantes, supermercados, templos religiosos e academias. Confira os principais pontos do decreto:

Uso de máscaras

O documento reforça a obrigatoriedade do uso de máscaras para ter acesso, permanência e circulação em vias públicas, transporte coletivo e estabelecimentos comerciais. Apenas crianças com menos de 3 anos não têm essa obrigatoriedade.

Venda de bebidas alcoólicas

Fica proibida nesse período a venda, a distribuição e o fornecimento de bebidas alcoólicas por quaisquer pessoas ou estabelecimento, inclusive supermercados e qualquer sistema de vendas inclusive entregas em domicílio. Os comerciantes devem adotar medidas para impedir o acesso dos consumidores aos freezers e prateleiras.

Além disso é proibida o consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos.

Realização de eventos

O decreto proíbe a realização de eventos, comemorações e encontros presenciais, públicos ou privados no município, inclusive em sítios e chácaras, independente do número de pessoas.

Toque de recolher

A restrição de locomoção noturna segue o decreto do Governo da Bahia, que determina o toque de recolher entra às 20h até às 5h.

Estabelecimentos comerciais

Os estabelecimentos deverão encerrar as atividades com até 30 minutos de antecedência para garantir o deslocamento dos funcionários e colaboradores para suas residências.

Bares e Restaurantes

Esses estabelecimentos deverão encerrar o atendimento presencial às 19h, permitindo os serviços de delivery até às 23h59. Está proibida a realização de apresentações musicais nos bares e restaurantes.

Atividades esportivas

As práticas de atividades esportivas coletivas estão proibidas, apenas é permitido práticas individuais, desde que não gerem aglomerações e atendam as determinações das autoridades sanitárias. As academias deverão adotar medidas de controle de acesso dos usuários de modo a não permitir que a ocupação ultrapasse 50% da capacidade do local.

Supermercados

O decreto prevê que hipermercados, supermercados e mercados deverão adotar meios de controle de acesso dos consumidores, proibindo a entrada de pessoas com temperatura superior a 37ºC, além de não permitir que a ocupação do espaço exceda o limite de 4m². O consumo de bebidas alcoólicas está proibido dentro dos estabelecimentos.

Templos e igrejas

Os templos religiosos deverão adotar medidas para garantir a segurança dos fiéis, devendo proibir a entrada de pessoas que apresentem temperatura superior a 37ºC, disponibilizar álcool 70%, não devem permitir que a ocupação exceda o limite máximo de 25% da capacidade e a ocupação não ultrapasse 100 pessoas.

Feira livre

O decreto segue o que determinou o Governo da Bahia onde decreta a realização de feiras livres para a comercialização de alimentos nos dias úteis, de segunda a sextas-feiras.

Transporte público

As concessionárias de transporte público coletivo deverá ampliara a frota de ônibus em circulação nos horários de 7h às 9h e das 17h às 20h, de segunda a sexta.

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br

Comments are disabled.