Foto//Dircom

Hipertensos, cardiopatas, diabéticos, pessoas com doenças crônicas renais e pulmonares, incluindo gestantes e puérperas com comorbidades, são parte do grupo-alvo da vacinação contra a Covid-19 nesta quinta-feira (06), e sexta-feira (07), em Barreiras. Nesta etapa, foram disponibilizadas 5.240 doses da vacina de Oxford/Astrazeneca, para as faixas etárias de 55 a 59 anos (quinta), e 50 a 54 anos (sexta-feira).  A programação é executada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da coordenação do Programa de Imunização – COPIM.

 Prestes a completar 57 anos, o motorista Geovano Marques chegou ao drive-thru, localizado no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, para garantir a aplicação da primeira dose da vacina. “Sou hipertenso e faço acompanhamento no Centro de Saúde Leonídia Ayres, todos os dias são quatro comprimidos para controlar a pressão. A preocupação sempre foi muito grande, principalmente porque viajo muito, então minha família sempre esteve de olho no calendário e assim que soube vim rápido”, destacou.

Além da Praça Padre Armindo (Sandra Regina), as equipes da Secretaria de Saúde estão na Unidade de Saúde Jaime Lima (Vila Dulce), Unidade de Saúde Antônia Zélia (Vila Amorim) e Praça dos Sentidos (Vila dos SAS – Barreirinhas), das 08h às 17h. No momento do atendimento, é necessária a apresentação do RG ou CPF, cartão do SUS e de vacina, laudo ou relatório médico atestando a comorbidade.

A dona de casa Idinalva de Souza mora na Vila dos Funcionários e buscou atendimento na Unidade de Saúde Antônia Zélia. “Sou diabética e hipertensa, soube da vacina pelo grupo da minha igreja. Fiquei muito feliz em tomar a primeira dose, já tive Covid-19, mas fui assintomática. Assim que tive oportunidade vim me informar e já sai vacinada”, disse.

Confira a lista completa de comorbidades atendidas nesta etapa: Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão arterial Resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidades; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Miocardiopatias e pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos grandes vasos e fístula arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Prótese valvares e dispositivos cardíacos implantados; Doença cerebrovascular; Doença Renal Crônica; Imunossuprimidos; Hemoglobinopatias graves; Obesidade mórbida e Cirrose hepática.

*Dircom

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br

Comentário desabilitado.