Foto//Divulgação

O livro de poesias ‘A caverna de Jomapawi’ do professor Paulo Henrique Cardoso Medrado será lançado em evento virtual dia 07 de maio, a partir das 20h, com organização da Academia Barreirense de Letras (ABL) e transmissão pelo canal do Youtube da instituição.

A live abre a programação da entidade em alusão aos 130 anos de emancipação política de Barreiras, comemorado dia 26 de maio. Este ano, como em 2020, não devem acontecer eventos presenciais por conta da pandemia, mas uma série de encontros virtuais tendo por foco a arte e a cultura.

A caverna de Jomapawi é o terceiro livro de poesias de Paulo Medrado, que lançou antes O banquete das Palavras I e II, além de ter participado de diversas antologias poéticas. Tem outra obra já pronta, passando por avaliação de um professor amigo.

Conforme o autor, Jomapawi é o acróstico dos nomes do seu núcleo familiar, juntando as duas primeiras letras dos nomes dos filhos João Luiz e Maria Luíza e do casal Paulo e Wilma. “Foi sugestão dos filhos esse nome”, explicou, acrescentando que a caverna simboliza a casa da família, onde eles têm passado a maior parte do tempo desde o início da pandemia, mesmo tempo de produção das poesias que compõem o livro, iniciado em março de 2020.

Natural de Salvador, onde cursou Filosofia na Universidade Católica (Ucsal), Paulo Medrado mora em Barreiras há cerca de cinco anos. Antes de chegar em terras oestinas, morou por 15 anos em Vitória da Conquista. Para ele, que desde novembro de 2019 ocupa a cadeira 06 da academia, originalmente ocupada pelo escritor José Agostinho Porto (in memoriam), a importância da entidade está “no fomento e disseminação da arte e cultura da cidade”.

Também lembrou que a ABL está prestes a receber sua primeira sede, o que representa um grande incentivo para as expressões literárias barreirenses, considerando que neste mês estará completando 16 anos de criação.

Segundo o presidente da entidade e mediador do evento deste sábado, Valney Rigonato, a academia está preparando, em parceria com outras instituições, uma programação especial.

“Os confrades e confreiras não pararam de escrever e produzir. Esse lançamento é prova da dedicação e do empenho dos nossos colegas. A ABL, mesmo contida diante da Pandemia COVID-19, continua os seus trabalhos online”, afirmou, acrescentando que “a literatura, mesmo diante da tragédia sanitária brasileira, precisa respirar e contribuir para a cultura de resistência em nosso Brasil”.

*ABL

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br

Comentário desabilitado.