Kit de irrigação doado pela Abapa ajuda a garantir renda semanal para a comunidade de Areião em Santana

Foto//Divulgação

O programa de Apoio aos Pequenos Produtores da Abapa chegou ontem (12/05) a mais uma comunidade do Oeste da Bahia. A comunidade do Areião, no município de Santana, a 270 quilômetros de Barreiras. Lá, o sistema de irrigação doado pela entidade vai tornar mais produtivo, sustentável e fácil o trabalho das nove famílias (120 pessoas) que vivem no local e tiram o sustento da agricultura, seja na comercialização de produtos como feijão e hortaliças, ou na subsistência. A demanda chegou para a Abapa através da Associação Comunitária dos Produtores e Produtoras Rurais de Santana, por intermédio do vereador local e ex-presidente da associação, João de Deus, que é membro do Comitê da Bacia do Rio Corrente. O kit de irrigação foi entregue pelo diretor executivo da Abapa, Lidervan Morais e o coordenador do Programa Fitossanitário da entidade, Antônio Carlos Araujo.

O kit de irrigação ainda será montado, mas o líder comunitário João Messias da Mata, de 46 anos, já consegue ver brotar o alho, a cebolinha, o coentro, a alface, o maxixe, o feijão catador e outros cultivos no terreno de 80 por 60 metros que vai receber água por gotejamento. “Esses produtos garantem renda quase diária para a gente, porque são vendidos na feira, e sempre à vista. Além disso, ajudam em casa, pois o que compramos no mercado vem de fora e, por isso, é muito caro”, explica o agricultor, que também está considerando plantar mamão no terreno.

Nas áreas maiores, que estarão fora do perímetro a ser irrigado, a comunidade planta cana de açúcar, da qual tira mais da metade da renda que auferem, com a produção e a comercialização da rapadura e da pinga. “Estamos muito animados, porque a cana-de-açúcar só produz uma vez por ano. Com esse sistema, vamos ter receita toda semana”, diz. Atualmente, a comunidade já conta com um poço artesiano, de onde canalizam água para a lavoura. “Mas o gotejamento vai ser muito mais eficiente, e demanda muito menos do rio”, comemora Isael. “Nós ficamos muito felizes ao fazer uma entrega como esta, sobretudo numa comunidade que vai valorizar e potencializar este benefício”, afirmou Lidervan Morais, na ocasião.

*Imprensa Abapa

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br