Morre Jaime Lerner, ex-governador do Paraná, aos 83 anos

Foto//Divulgação

O arquiteto e urbanista Jaime Lerner, ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba, morreu na manhã desta quinta-feira (27) de complicações renais aos 83 anos. A notícia foi confirmada pelo Hospital Universitário Evangélico Mackenzie ao UOL. Lerner estava internado desde a semana passada com um quadro de febre. Segundo o boletim do hospital, ele morreu às 5h10 (de Brasília) em decorrência de uma doença renal crônica.

Jaime Lerner foi governador do Paraná de 1995 a 2002, e prefeito de Curitiba por três vezes, com mandatos iniciados em 1971, 1979 e 1989. Ele estava afastado da política paranaense desde 2003, quando deixou o cargo no Palácio Iguaçu, sede do Governo do Estado.

Nascido em Curitiba, Lerner se formou em arquitetura e urbanismo pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal do Paraná, em 1964. O ex-governador do Paraná ficou conhecido internacionalmente por implementar na capital do estado o sistema de transporte coletivo urbano com canaletas exclusivas para os ônibus expressos e também pelo sistema de integração nos terminais de transporte público da cidade.

Lerner era viúvo desde 2009. Ele era casado com Fani Lerner, que na década de 70 se tornou uma das mais novas primeiras-damas do Brasil, com 24 anos. O casal teve duas filhas. O velório será realizado hoje na Capela Mortuária Israelita Água Verde e o enterro está previsto para as 15h, no cemitério Santa Cândida, em Curitiba. Em março deste ano, Jaime Lerner foi diagnosticado com covid-19. Na ocasião, ele apresentou somente sintomas leves da doença.

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br