Foto//Dircom

Os 130 anos de Barreiras foram marcados pela entrega de 27 obras à população do município, além do lançamento de outras 17. Na área da saúde, o Centro de Parto Normal interligado ao Hospital da Mulher, no bairro Jardim Ouro Branco; e a Unidade de Saúde da Família Miltônio dos Santos Araújo, no Val da Boa Esperança, chegam para ampliar os atendimentos e serviços ofertados pelo Município. Atualmente o sistema de saúde garante uma cobertura de 77,1% da Atenção Básica, em 2017 este número era de 39%.

Contudo um marco histórico foi protagonizado pelo prefeito Zito Barbosa, ao autorizar a licitação para a construção do Hospital Municipal de Barreiras. Depois de 75 anos, quando Barreiras recebeu o Hospital Eurico Dutra, inaugurado em 1946 por Geraldo Rocha e doado para o Estado da Bahia, a atual gestão autoriza a licitação para a construção do hospital municipal. A obra, lançada no aniversário da cidade, será construída em uma área de mais de 10 mil metros quadrados.

O local contará com 66 leitos clínicos adultos, 10 pediátricos e 22 de obstetrícia, além de 5 UTIs adulto, 5 pediátrica e 10 para neonatal. “A nossa população é merecedora de um equipamento público como o que vamos construir para atender com dignidade adultos, jovens, mulheres e crianças. Esse é o nosso objetivo, continuar trabalhando para tornar Barreiras, uma cidade com um futuro brilhante”, destacou Zito Barbosa durante a autorização da obra.

Já o Centro de Parto Normal, uma das obras entregues à população, funcionará interligado ao Hospital da Mulher e conta com salas de Pré-natal, Parto e Pós-Parto (PPP). Um alojamento conjunto para cuidados hospitalares ao recém-nascido, atenção humanizada ao parto e nascimento. O foco é a redução da mortalidade materno-infantil e consequentemente, das cesarianas, muito frequentes no Brasil. Os atendimentos serão voltados ao momento do parto como uma experiência pessoal única, fundamentada na participação e autonomia da mulher junto com a equipe médica.

A ampliação da Atenção Básica chega também ao Val da Boa Esperança, com a entrega da Unidade de Saúde da Família Miltônio dos Santos Araújo. A nova USF contará com médico da família, dentista, auxiliar de serviço bucal, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, sala de vacinação, planejamento familiar, curativos e acompanhamento de pré-natal.

Além destas duas obras entregues e da autorizada para licitação da construção do Hospital Municipal de Barreiras, a Prefeitura está com cinco unidades de saúde em construção, três na sede e duas na zona rural. As na sede são no bairro Cidade Nova; Morada da Lua de Cima e Boa Sorte e as da zona rural, no Riachinho e Val do Teiú.

“Estes avanços são reflexos do nosso cuidado com as pessoas, com a nossa população, mesmo com a pandemia, temos mantido o ritmo das construções de novas unidades de saúde e equipamentos que possibilitam uma ampliação substancial na cobertura da Atenção Básica, prestar um serviço de saúde humanizado às pessoas que necessitam de atendimento é o nosso objetivo e a construção do Hospital Municipal de Barreiras, materializará esse nosso desejo e compromisso com o povo de Barreiras”, disse o prefeito Zito Barbosa.

Dircom

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br

Comentário desabilitado.