Foto//Shannon Stapleton/ Reuters

O Brasil vai ocupar um assento não permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas no biênio 2022-2013. A eleição ocorrida na sexta-feira (11), comemorada pelo Itamaraty, cumpre uma tradição da diplomacia brasileira: será a 11ª vez que o país integra o colegiado.

Com o novo mandato no Conselho de Segurança, o país terá a oportunidade de se posicionar sobre conflitos, planos de paz e outras crises que venham a surgir pelos próximos meses. Nesta reportagem, você vai entender:

O Conselho de Segurança da ONU é o organismo que, de acordo com a Carta das Nações Unidas, tem quatro missões: manter a paz e a segurança internacional, desenvolver relações amistosas entre as nações, cooperar em resolver problemas internacionais e em promover o respeito aos direitos humanos e ser um centro para harmonizar as ações das nações.

Diante de crises, os integrantes do Conselho podem estabelecer diretrizes para que os países em conflito cheguem a acordo, enviar missões e iniciar investigações, por exemplo. Quando há hostilidades mais tensas, com conflito ou risco iminente de confrontos, o colegiado pode ajudar a formar um cessar-fogo ou mesmo enviar forças de paz. Em casos extremos, sanções ou até ações militares coletivas podem ser aplicadas.

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br

Comentário desabilitado.