Foto//Dircom

Dando continuidade ao processo de imunização da população contra a Covid-19, a Prefeitura de Barreiras através das equipes de imunização da Secretaria de Saúde, realizou nesta sexta-feira (18), mais um drive-thru no Posto de Vacinação Covid-19, localizado no Parque Engenheiro Geraldo Rocha, em Barreirinhas.

Lactantes (46 dias pós parto ao 12° mês de amamentação) e gestantes com 18 anos acima, tomaram a primeira dose do imunizante Pfizer/BioNTech. Dona Josiane Rodrigues, moradora do bairro Santa Luzia e mãe do pequeno Gustavo de 9 meses, chegou bem cedo ao Posto de Vacinação Covid-19 e garantiu a imunização. “Esperei muito por esse momento, vacinar contra esse vírus me deixa mais tranquila e protegida”, disse.

Nesta sexta-feira também foram imunizados com a segunda dose da vacina Oxford/AstraZeneca, as pessoas de 65 anos acima que receberam a primeira dose no dia 27 de março. A psicopedagoga Magda Maria Cardoso, de 68 anos, fez questão de concluir o processo de imunização com aplicação da segunda dose. “Hoje o sentimento é de liberdade, finalmente poderei retornar ao trabalho e seguir com minha rotina mais protegida. Estou muito feliz e espero que essa felicidade alcance a todos”, destacou a psicopedagoga da Escola Municipal Cleonice Lopes.

De acordo com o secretário de saúde Melchisedec Neves, que esteve acompanhando a vacinação no Parque Engenheiro Geraldo Rocha, é fundamental concluir as duas etapas de imunização. Agora, com a decisão de que a vacinação contra a Covid-19 na Bahia passará a ser distribuída considerando o tamanho da população do município, e sua aplicação obedecerá aos critérios etários, tomada nessa quinta-feira (17) pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), a vacinação nas cidades do interior baiano tende a ser mais célere.

“Concluímos mais uma semana imunizando a população de Barreiras conforme as doses de vacina têm sido encaminhadas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Hoje contemplamos públicos com primeira e segunda dose contra a Covid-19., e por isso, é muito importante que todos concluam o ciclo de imunização, e para que a vacina seja eficaz é necessário a aplicação das duas doses. Estamos com boas expectativas após o anúncio dos novos critérios para a imunização da população, pretendemos avançar ainda mais com a vacinação em Barreiras na próxima semana”, concluiu o secretário.

No momento de vacinar, as pessoas também podem ajudar ao próximo. Esse tem sido o principal objetivo do Drive-Solidário instalado anexo ao Posto de Vacinação Covid-19, montado desde março no Parque Engenheiro Geraldo Rocha. A parceria com o 17º Grupamento de Bombeiros Militares, Centro Universitário São Francisco de Barreiras (UNIFASB), Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e a Loja Maçônica Fraternidade Barreirense, busca oportunizar as pessoas exercitarem o espírito de solidariedade, ao mesmo tempo, em que recebem a dose da vacina contra a Covid. Todos podem ajudar com a doação de 1 kg de alimento não perecível ou material de limpeza, para aqueles que mais precisam nessa pandemia.

*Dircom

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br

Comentário desabilitado.