Fotos: Ascom/Seplan

A visita ao Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco, chefiada pelo vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, vistoriou nesta segunda-feira (26) o andamento avançado das obras da ponte que liga Barra à Xique-Xique e esteve na Fazenda Escola Modelo CEEP Águas, no município de Barra, que em breve deve contar com a parceria do Senai CIMATEC e do Sebrae para expansão da capacitação. Ambas as entidades destacam a importância do projeto para o desenvolvimento socioeconômico da região.

“O Polo Agroindustrial está indo de vento em popa. Este grupo de trabalho irá agregar ainda mais no desenvolvimento da Fazenda Escola, que estamos implantando em Barra. Integrar os setores agro, indústria e serviços para capacitar a mão de obra será fundamental na atração de novos investimentos e na geração de vagas de emprego. E a ponte vem aí. Em breve, teremos uma bela travessia sobre o Rio São Francisco, que se tornará uma importante ligação da região Oeste baiano com o restante do estado, beneficiando mais de 2,5 milhões de habitantes”, afirma Leão.

A Fazenda Escola, com modelagem especial de irrigação, já conta com a cooperação técnica da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e de diversas empresas que apoiam o projeto.

“O Senai CIMATEC já desenvolveu projetos importantes com o sisal e acreditamos que o nosso ecossistema de tecnologia, inovação, pesquisa e educação contribuirá, de forma consistente, para o Polo Agroindustrial e o desenvolvimento regional”, afirma o diretor de tecnologia e inovação da instituição, Leone Andrade.

“É fundamental que o conhecimento técnico esteja aliado ao comportamento empreendedor, afinal, as atividades precisam ser sustentáveis e gerar renda. E é justamente nesse sentido que o Sebrae pretende contribuir na formação dos produtores que, em breve, passarão pela Fazenda Escola Modelo na região do Médio São Francisco. Vamos levar nossa expertise no campo do empreendedorismo e no mundo dos negócios para que, somado ao aprendizado técnico, os alunos possam também adquirir conhecimentos na área de gestão, e, assim, obter resultados positivos em suas atividades” diz Jorge Khoury, superintendente do Sebrae Bahia.

Segundo João Carlos de Oliveira, secretário da Agricultura, as visitas técnicas foram muito produtivas. “Tivemos a oportunidade de conhecer experiências exitosas de trabalho em parceria, a exemplo da Escola Modelo, que está sendo implantada no município de Barra. A escola já conta com a expertise de órgãos e instituições como Embrapa e Univasf e agora pode passar a contar também com Sebrae e Cimatec para, juntos, desenvolverem projetos de fruticultura, técnicas de irrigação dentre outros. Além de potencializar o agronegócio da região, formará uma mão de obra qualificada, que resultará na geração de emprego, renda e novas oportunidades”.

A parceria do setor produtivo com o Governo do Estado para auxiliar na escola técnica foi foco de um encontro na vice-governadoria na semana passada. O grupo de trabalho, que está formatando um pacto para o desenvolvimento regional da Bahia, é formado pelas Federações das Indústrias (Fieb) e da Agricultura (Faeb), Fecomércio e Sebrae, além das pastas estaduais do Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Educação e Agricultura. A ideia é atrair novos projetos e desenvolver mais o Polo Agroindustrial, tanto na capacitação quanto na formação de mão de obra de produtores da região dentro da Fazenda Escola Modelo.

A comitiva da viagem foi formada por representantes da Fieb, do Senai CIMATEC e do Sebrae, além das Secretarias da Agricultura (Seagri), de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), do Turismo (Setur) e da Educação (SEC). A missão institucional teve o objetivo de conferir de perto o avanço dos 16 empreendimentos em implantação na região e planejar atração de novos investidores, para se somarem aos outros 10 projetos em análise.

Ascom/Seplan

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br

Comentário desabilitado.