Foto//Dircom

Considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, em Barreiras o 10 de setembro foi marcado pela Campanha Pedágio Todos Pela Vida. A ação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Saúde Mental, CAPS II e CAPS AD, aconteceu na Praça Castro Alves e teve como principal objetivo chamar a atenção de todos para a temática. Além de conhecer sobre as ações desenvolvidas pelo CAPS, quem passou pela Praça pôde participar das dinâmicas e conhecer histórias de superação.

O coordenador do CAPS AD, Cesar Lucchese fez a abertura da ação que contou a participação da primeira-dama do Município, Marisete Bastos, e dos profissionais que fazem parte da rede psicossocial do município, dentre elas, a psicóloga Alessandra Nicolau que falou da importância do acolhimento às pessoas que estão em depressão ou em tratamento. “Acolher as pessoas que estão com essa doença é o melhor remédio. A Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a rede de atenção psicossocial assume o compromisso de promover esse momento de acesso ao público às informações sobre prevenção e comportamento suicida. A família, os amigos, a sociedade em geral e uma equipe multidisciplinar devem somar seus esforços na valorização da vida”, destacou.

A terapeuta ocupacional Mônica Dourado desenvolveu a dinâmica Arte Coletiva com a participação de usuários do CAPS e da população. Também foi disponibilizado a “Caixinha do Desabafo” e a realização de uma panfletagem com o tema: Setembro Amarelo – Mês de Valorização da Vida. A usuária do CAPS, Michele Barbosa, relatou da importância de procurar ajuda e da relevância do tema na atualidade.

“Eu pensei que nunca iria precisar de um acompanhamento médico por causa da depressão, infelizmente adquirir essa doença no pós-parto, foi desesperador, principalmente o olhar de julgamento das pessoas. Sou usuária há dois anos e meio do CAPS e encontrei neste espaço profissionais que me ajudaram a superar esse momento com medicação adequada e acompanhamento com diversos profissionais. Falar desse tema é muito importante, se você precisa de ajuda procure e se cuide” disse Michele emocionada.

A Secretaria de Saúde de Barreiras irá ao longo do mês de setembro, abordar a temática valorização da vida em todas as Unidades de Saúde. Atualmente, o CAPS II funciona no bairro Morada Nobre de segunda à sexta-feira e conta com uma equipe multiprofissional composta de educador físico, assistente social, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêutico, médicos, psicóloga e terapeuta ocupacional.

Dircom

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br

Comentário desabilitado.