Foto//Dircom

A partir desta próxima segunda-feira (24), a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliará a testagem para Covid-19 no município. O local escolhido foi o Ginásio de Esportes Baltazarino Araújo Andrade, que funcionará como Central de Testagem, realizando uma média de 200 coletas às segundas-feiras, mediante regulação das Unidades de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica – VIEP. Em seguida, as amostras coletadas serão encaminhadas pelo município para o Laboratório Central de Saúde Pública – Lacen, em Salvador.

Nas últimas semanas houve um aumento no número de casos da doença identificado no município e em diversas regiões do estado. De acordo com a subsecretária de saúde, o teste RT PCR, considerado padrão ouro nas testagens para Covid-19, será realizado mediante agendamento pela equipe de Monitoramento da Covid-19 da Vigilância Epidemiológica.  O objetivo da estratégia é contribuir para a redução da transmissão da doença a partir da identificação de novos casos.

“Com o aumento dos casos de Covid e com objetivo de diminuir o tempo na espera para testagem, a Secretaria de Saúde adotou essa estratégia que será realizada às segundas-feiras, das 08h ao meio-dia, e encaminhadas sob responsabilidade do município em veículo próprio, para o Lacen em Salvador. Essa medida favorecerá um retorno rápido do resultado ao paciente e uma imediata intervenção no tratamento nos casos detectados como positivos”, pontuou Jamile Rodrigues.

A subsecretária esclarece ainda que além dessa ampliação que inicia na próxima segunda-feira, na cidade as testagens de RT PCR que são realizadas todas às quartas-feiras pela Vigilância Epidemiológica, serão mantidas, com envio para o laboratório Lacen através do Núcleo Regional de Saúde.

Dircom

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br

Comments are disabled.