O município de Barreiras sediou nesta terça-feira (14), a Oficina de Avaliação do Plano de Mobilização, Comunicação Social e Educação Ambiental do Projeto Vozes – programa consorciado de Educação Ambiental e Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PIGIRS. O encontro aconteceu no Campus IX da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com a presença do vice-prefeito Emerson Cardoso, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Barreiras, Demósthenes Júnior, secretária de Educação, Gabriela Nogueira, também os vereadores Francisco Sobrinho e Valdimiro José, professores da UFOB, UNEB, acadêmicos e sociedade civil organizada.

A oficina foi conduzida pela coordenadora do projeto Vozes, Berê Brazil, que detalhou o funcionamento da parceria firmada entre o Consórcio Multifinalitário do Oeste da Bahia (Consid), Ministério Público da Bahia, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus IX), com a finalidade de elaborar um programa consorciado regional de educação ambiental.

O secretário de Meio Ambiente, Demósthenes Júnior, destacou a importância dos municípios debaterem a educação ambiental e buscar medidas conjuntas para cumprir as exigências de implantar a gestão ambiental no Oeste. “O Projeto Vozes vem para auxiliar os municípios com a proposta regional de buscar uma gestão ambiental facilitada e eficiente, que deve ser feita a partir da fiscalização e monitoramento, licenciamento e educação ambiental. Juntos vamos traçar estratégicas para um plano de educação ambiental para Barreiras e todos municípios do Oeste”, destacou.

O vice-prefeito Emerson Cardoso também participou da oficina, elogiando a postura de adesão dos municípios ao modo participativo, que deverá acelerar a construção do plano a nível regional.

“Barreiras está sempre aberta para ser um espaço de debates, de busca de soluções e a parceira de todos os municípios, principalmente na construção desse plano intermunicipal de educação ambiental e resíduos sólidos. Isso demonstra que juntos, podemos lidar de forma integrada com a sustentabilidade, com o cuidado com o nosso meio ambiente, aliado sempre ao crescimento de forma sustentável e equilibrada. Tenho certeza, que sairemos daqui com novas ideias, para realmente colocar em prática esse projeto inédito, que começa a preparar planos e garantir que o meio ambiente em todos os municípios esteja preservado, para as futuras gerações”, disse Emerson Cardoso.

*Dircom

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br

Comentário desabilitado.