Os novos nomes da politica barreirense, um deles pode ser o novo prefeito, por Ronimarkes Mota

A disputa pela cadeira mor da prefeitura de Barreiras, balançou mais uma vez com a divulgação da pesquisa  feita pelo Instituto Séculos e encomendada pelo Site Bahia Notícias.

Em um cenário  estimulado, quando os nomes são apresentados aos entrevistados, o ex-deputado federal Tito (Avante) está na liderança das intenções de voto com 30,48%. Ele é seguido pelo secretário de governo de Luís Eduardo Magalhães, Danilo Henrique, que soma 20,72%, e pela secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Jusmari Oliveira (PT) com 16,14%, o vice-prefeito  Emerson  Cardoso  aparece com 10,16% e o ex- presidente da câmara de vereadores Barreiras Otoniel  Teixeira começa a pontua com 3,78%.

A pesquisa também mostra o cenário espontâneo, quando os nomes dos candidatos não são apresentados. Neste caso as duas primeiras posições permanecem iguais nas intenções de voto: o ex-deputado Tito lidera com 17,33% e Danilo Henrique soma 9,56% na segunda colocação. O atual prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, tem a preferência de 7,57% dos entrevistados e aparece na terceira posição. Jusmari Oliveira vem logo atrás e soma 5,38%. Não sabe ou não opinou representa 49,80% do levantamento e 4,98% disseram que não votariam em nenhum candidato.

A pesquisa foi feita com base em 602 entrevistas, entre os dias 26 e 27 de dezembro. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

NOVOS PLAYERS DA POLÍTICA BARRREIRENSE

Essa pesquisa mostra notoriamente que politica local começa a ter novos players e que os veteranos vão ter trabalho com a inclusão dessa nova geração. Todos sabem que ainda é cedo para se tirar conclusões sobre estes números, mas uma certeza e que vem chamando a atenção é o nome do herdeiro dos Henriques aparecendo muito bem na pesquisa. Danilo Henrique, Neto do Ex-prefeito Antonio Henrique e filho do Deputado Estadual Antonio Henrique Junior, neste momento não é mais um nome desconhecido, pelo contrário está enfileirado nas trincheiras para a disputa eleitoral de 2024. Danilo  Henrique tem um nome forte e ao mesmo tem um grupo político que comandou a cidade de Barreiras por três vezes, por isso não será surpresa se ele continuar a crescer nas próximas consultas. Por outro lado dois nomes que também estão em pauta, são de Emerson Cardoso e Otoniel Teixeira um dos dois deverá ser a indicação do atual prefeito Zito Barbosa, até que essa escolha seja oficialmente anunciada  a gangorra dos números deverá oscilar. Outra certeza que a pesquisa traz é que o nome de Tito, vem a frente até mesmo por que ele é naturalmente candidato na cabeça do eleitor, Tito disputou as duas últimas eleições municipais e tem um Recall do eleitor. A ex-prefeita Jusmari sempre aparece em qualquer pesquisa é um nome recorrente por ter também um grupo político forte e tem um simpatia do governo do estado.

CENAS DO PRÓXIMOS CAPÍTULOS

Em um teaser  de novela, nós poderíamos dizer em alto bom som que teremos fortes emoções nos próximos capítulos, que esses personagens citados na pesquisa vão causar grande impacto, um pode surpreender a qualquer momento, outro pode se afastar da  contexto eleitoral e outro pode se fortalecer, mas quem pode afirmar e confirmar esta narrativa será o eleitor barreirense em 6 outubro de 2024 vai conduzir um novo prefeito para a capital do Oeste.