Alegria e diversidade marca escolha da Corte Momesca do Carnaval Cultural do Barreiras Folia 2024

Diversão, alegria, diversidade e inclusão foram a sintonia escolhida nesta quinta-feira (8), durante a escolha da Corte Momesca e que será representada nos cinco dias do Carnaval Cultural do Barreiras Folia, consolidado como o maior carnaval do interior da Bahia. O concurso realizado pela Prefeitura de Barreiras aconteceu na Praça Landulfo Alves, no Circuito Zé de Hermes.

Cinco candidatas concorreram ao título de Rainha e quatro candidatos disputaram a coroa de Rei Momo. A comissão julgadora, formada por cinco jurados técnicos, avaliou, durante as apresentações, quesitos como simpatia, graciosidade, dança e desenvoltura. A premiação foi de 5 mil reais para Rainha e Rei, 4 mil reais para a primeira princesa e 2 mil reais para a segunda princesa.

Foi com simpatia e samba no pé que o Rei Juan Oliveiá, a Rainha Bruna Kelly, – primeira rainha trans eleita para animar o Barreiras Folia -, também a 1ª Princesa Edivania Lima e a 2ª Princesa Emilly Porto foram eleitos para comandar a folia de Momo que inicia nesta sexta-feira (9) e segue até a próxima terça-feira (13), no Centro Histórico de Barreiras.

“Uma alegria muito grande em poder participar e ser eleita a primeira rainha trans em meu município. Sempre fui apaixonada pelo carnaval, essa é a época que mais representa o povo brasileiro, constrói memórias, incentiva a cultura e a diversidade”, destacou a rainha Bruna, após a coroação.  O Rei Juan Oliveiá também exclamou sua felicidade. “Primeira vez como rei Momo, uma emoção muito grande. Prometo para esses cinco dias de folia muita alegria, porque o carnaval é brilho, é luz, e é isso que quero transmitir nesse Carnaval Cultural”, disse.

O concurso chega em sua 5ª edição, esse ano coordenado pela Secretaria de Cultura e Turismo. “Às vésperas do Barreiras Folia, demos hoje a largada para a folia com a escolha da Corte Momesca escolhida criteriosamente por um júri técnico e que irá comandar a animação durante os cinco dias no maior carnaval do interior da Bahia. Foi uma escolha democrática, respeitosa e acima de tudo, representativa. Nesta sexta-feira (9), será feita a entrega da chave à Corte no Circuito Zé de Hermes, abrindo oficialmente o Barreiras Folia 2024”, pontuou a secretária de Cultura e Turismo, Emília Moreno.

Dircom