Foto//Divulgação

“Uma mão lava a outra”. Este é o tema da campanha de higienização das mãos promovida pela equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital do Oeste (HO), unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), no município de Barreiras. Desde o início do ano, o HO vem reforçando a importância deste ato tão simples que pode salvar muitas vidas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 70% dos profissionais de saúde e 50% das equipes cirúrgicas não praticam rotineiramente a higienização das mãos. “Estudos demonstraram que a prática, quando realizada constantemente, reduz as infecções associadas aos cuidados de saúde. A prevenção e controle de infecções são fundamentais para sistemas de saúde seguros e eficazes”, destaca a OMS.

No Hospital do Oeste, as ações de conscientização sobre a higienização das mãos já vinham sendo constantemente estimuladas mesmo antes da pandemia. Recentemente, algumas equipes da unidade realizaram uma nova ação com a proposta de sensibilizar ainda mais os colaboradores e conectá-los à campanha Uma Mão Lava a Outra. Na dinâmica, a “lavagem” das mãos é feita com tinta guache e os participantes têm os olhos vendados com o objetivo de avaliar se os colegas estão realizando a higienização adequadamente.

“Sem dúvida, essa é a forma mais eficaz de prevenir a contaminação neste momento, lembrando sempre que todo processo de higienização deve durar em torno de 40 a 60 segundos”, afirma Juliana Marques, coordenadora do SCIH. Ela destaca a importância da higienização correta das mãos, sobretudo durante a pandemia: “Lavar as mãos e usar máscara são as medidas mais importantes neste momento para toda a população”.

*Assessoria HO

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br

Comentário desabilitado.