O sábado (5) foi regado pela diversidade, arte e a cultura do hip-hop na Capital do Oeste. O Anfiteatro da Praça da Juventude Esmail Figueirêdo, localizado no bairro Morada da Lua, foi o ponto de encontro dos jovens que participaram da primeira batalha de rimas realizada pelo grupo Batalha Dos Independentes (BDI) com apoio da Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer.

No total, oito duplas duelaram sobre temas aleatórios com ataques e respostas, cujo principal objetivo era demonstrar a riqueza desse movimento artístico e cultural.  Entre um duelo e outro, apresentações de músicas e poesias também ganharam espaço e a imaginação da juventude presente, como a jovem Lara Furtado que apresentou a poesia “Não dar manchete”, enfatizando o dia a dia da mulher na sociedade, e o grupo de dança The Kens que mostrou em sua apresentação o desempenho no gênero musical hip-hop.

Um dos organizadores do evento, Vitor Carvalho, falou da importância do evento que reúne jovens de 16 a 30 anos, de diversos bairros como Vila Rica, Vila Nova, Santa Luzia, Boa Sorte, Novo Horizonte, Centro, Flamengo, Morada da Lua e outros.

“As batalhas aconteciam de maneira muito aleatória, sempre nos reunimos para fazer essas batalhas de rimas e produções musicais. Completamos neste sábado um ano de existência e resolvemos com o apoio da Prefeitura, organizar esse evento para comemorar e mostrar à população que o hip-hop é uma cultura que precisa de um olhar respeitoso e participativo. Atualmente contamos com 16 MCs, integrantes de Barreiras e de Luís Eduardo Magalhães”, ressaltou Vitor.

Após todo processo da Batalha de Rimas, a dupla de MCs Eduarda Leonardo, moradora do bairro São Paulo e Lucas Lima do bairro Santa Luzia, levaram o troféu de campeão desta primeira competição em Barreiras. Duda, que foi a única mulher a competir, falou da alegria de participar e vencer a competição. “Essa é uma cultura em que a participação dos homens é maioria, e vencer essa primeira competição foi muito emocionante. Esse prêmio representa todas as meninas, que inclusive, faço questão de incentivá-las a participar. Não foi um duelo fácil, temos que fazer improvisos com qualidade, por isso, agradeço a todos pela realização desse evento, foi muito lindo e com certeza entra para a história desse município”, falou Duda emocionada ao lado de Lucas.

O hip hop é um movimento artístico e cultural que mistura música, dança, moda e diversos outros elementos que criam uma estética urbana única. O movimento nasceu na década de 70 em Nova York, e hoje, ganha espaço em todos os territórios. Para o secretário de Esportes, incentivar essa cultura favorece a socialização da juventude, um espaço para respeitar os costumes e a diversidade.

“A gestão municipal incentiva e apoia esses eventos como a Batalha de Rimas, que apresenta jovens talentosos de diversos bairros. Todos os domingos nessa Praça que já é referência para a juventude, uma média de 500 jovens ensaiam batalhas de rimas, e hoje culminando através dessa Batalha, um ano de evento grandioso com a presença de mais de 200 jovens participando ativamente. Esse incentivo à cultura, dança e também atividades físicas é um dos nossos principais objetivos que alcançamos a cada dia através desses espaços públicos, e hoje em especial, na Praça da Juventude”, ressaltou Lucas Quirino que acompanhou os duelos ao lado do vereador Valdimiro José, também do subdiretor Danilo Farias e equipe técnica da Secretaria.

Dircom

Comentário desabilitado.