Visando maior acesso da população a serviços especializados e ampliar a oferta de procedimentos voltados para a saúde do homem, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no sábado (7), o Mutirão de Biópsia de Próstata guiada por Ultrassonografia, no Centro Especializado de Atendimento ao Homem (CEAH), inaugurando assim, a oferta do exame feito, pela primeira vez, diretamente pela rede municipal de saúde. A biópsia de próstata guiada por ultrassom tem a finalidade de excluir ou confirmar o diagnóstico para câncer. Como forma de garantir mais comodidade aos pacientes, isso se torna possível através do investimento da Prefeitura que adquiriu os insumos hospitalares com recursos próprios para a realização dos procedimentos.

A secretária de saúde, Jamile Rodrigues, que acompanhou os procedimentos ao lado da subsecretária, Juana Jamile e do coordenador do CEAH, José Itamar, destacou o empenho da gestão municipal para ofertar aos cidadãos de Barreiras esse tipo de procedimento.

“Nós temos nos empenhado para ofertar um serviço de saúde cada vez mais eficiente a nossa população, assumindo inclusive a realização de procedimentos que figuram como de responsabilidade do estado como é o caso da biópsia de próstata guiada por ultrassom, que aqui em Barreiras deveria estar sendo realizado pela Policlínica mas não está. O que gera uma grande demanda em fila de espera, sendo como alternativa encaminhar o paciente para Salvador, gerando desgaste na saúde do paciente e aumento dos custos. Por esse motivo, investimos na aquisição de insumos para realizar esses procedimentos diretamente pelo município, proporcionando assim celeridade no atendimento, redução na vila de espera e consequentemente, um atendimento mais humanizado para nossa população”, pontuou a secretária.

Ainda de acordo com Jamile, esta é mais uma iniciativa da gestão municipal que visa ofertar à população uma saúde humanizada, integrada e inovadora. Com os investimentos para disponibilizar a biópsia de próstata guiada por ultrassom, a Secretaria de Saúde demonstra a importância de trabalhar com resolutividade na oferta dos serviços de saúde, favorecendo ao paciente um diagnóstico rápido e preciso com início do tratamento imediato, se necessário, uma vez que a previsão é que o resultado fique pronto em sete dias.

Dezesseis homens, que já estavam agendados e orientados para o exame, foram atendidos pelo CEAH no primeiro mutirão.  São pacientes com faixa etária acima de 50 anos que há meses estavam na fila de espera e agora estão mais tranquilos com o atendimento recebido. É o caso do aposentado, Raimundo Benício Xavier da Silva, 60 anos, morador do Conjunto Habitacional Barreiras I, que há oito meses aguardava para fazer o procedimento.

“Esse mutirão foi muito importante porque já estava ficando com medo. Necessitava fazer o exame devido a alteração na próstata. Hoje estou me sentindo mais tranquilo depois da realização. Para mim é o que interessa, porque muita gente não quer fazer por causa do preconceito e a coisa se torna pior para quem tem esse tipo de preconceito. Estou feliz porque vou saber como está o meu caso, se está alterada ou não. Obrigatoriamente eu tinha que fazer. Só gratidão”, disse o aposentado.

Dircom

Comentário desabilitado.