O reitor da UFOB, professor Jacques Antonio de Miranda, assinou dois novos protocolos de intenções  para estabelecimento de cooperação acadêmica, científica e cultural, em especial nas áreas de agricultura sustentável, energias renováveis, educação de adolescentes e jovens e intercâmbio de estudantes e pesquisadores com universidades cubanas na sexta-feira (15), durante a III Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e Caribe (Cres +5), realizada em Brasília. 

O primeiro assinado foi com a Universidad de Artemisa Julio Díaz González, que fica na região agrícola mais importante de Cuba. Com 11 anos de criação, a instituição é responsável por pesquisas na área de abastecimento da Ilha. O documento foi assinado pela reitora Adianez Fernández Bermúdez e pelo dirigente da UFOB (foto abaixo). Com a Universidad de Holguin, que fica na região de Las Tunas, o protocolo foi firmado pela reitora Aniuska Ortiz Pérez. 

Professor Jacques enfatizou a importância da busca por aproximação com as instituições de ensino latino-americanas. “Temos buscado firmar acordos internacionais, com uma atenção especial na América Latina e o Caribe, uma vez que os desafios regionais exigem o intercâmbio e a transferência de conhecimento entre nossos países. No caso de Cuba, há reconhecimento internacional por seus sucessos no campo da saúde e da educação. É o país com maior investimento em educação na América Latina – 23% do orçamento público -, contando com um importante sistema educacional, composto por universidades centenárias”.

Agora já são quatro protocolos de intenções firmados com universidades cubanas no último mês. Em fevereiro, em viagem a Cuba, o reitor da UFOB já havia assinado com a Universidad de Las Tunas (ULT) e a Universidad de Ciências Médicas de La Habana (UCMH).

Fonte//ASCOM UFOB

Comentário desabilitado.