Intolerância e o amor ao próximo: Por Mário Machado Júnior

guerreiro-da-fe

Fiquei alegre e surpreso, ao mesmo tempo, com o tema adotado no ENEM deste ano, “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil” extremamente atual e com certo viés politico, pois um “Bispo” de uma igreja neopentecostal foi eleito prefeito do Rio de Janeiro.

Cada religião trata da intolerância baseada no principio cristão do amor ao próximo, ou seja, de que adianta amar os que me amam, tenho que amar os que me perseguem, os que me fazem mal, aos meus inimigos: “Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;” Mateus 5:44

Com a fórmula acima queremos vencer a intolerância, mesmo que o intolerante não queira ser amado. Ainda na mesma esfera de pensamento, Jesus ensina: “Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;” Mateus 5:39. Como é difícil e complicado vencer a intolerância, por menos intolerantes que sejamos.

Sempre conto aqui e volto a repetir o que me ensinou o meu Pastor quando da minha conversão ao protestantismo: em primeiro lugar a respeitar todas as religiões e seus seguidores e segundo nunca praticar o proselitismo (não tenho que te convencer a seguir minha fé, mas se quiser será bem vindo).

A bem da verdade me dou bem com católicos, espiritas, umbandistas, candomblecistas, protestantes, islâmicos, ateus, agnósticos, atoas enfim com todos, porque não sou intolerante. A sua fé não me afeta a partir do momento que eu já tenho a convicção na minha e sei que devo respeitar a sua.

Vivemos tempos sombrios em termos de fé, pois a mesma é testada 24 horas por dia seja por critérios econômicos, sociais, políticos, ate mesmo de fé. Um amigo meu me disse que não perdeu a fé, apenas não lembra onde a deixou. Pedi que procurasse embaixo da cama.

Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Efésios 6:13-17. Esta armadura serve para qualquer religião, principalmente para combater a estupida intolerância.

cartao-mario

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *