Em Barreiras, estudantes e professores bloqueiam rodovia contra a PEC 55

dsc_0256
O movimento estudantil tem sido uma pedra no caminho da PEC 55, a polêmica Proposta de Emenda à Constituição elaborada pelo governo federal, que pretende congelar gastos públicos por 20 anos. Em todo o país, já são mais de mil escolas e centenas de universidades ocupadas. A mobilização é em defesa da educação, uma das principais áreas que pode ser prejudicada pela emenda.
dsc_0338
Para protestar e informar a população sobre os riscos sociais que a PEC representa, estudantes e professores da UFOB e do IFBA, junto com profissionais da Saúde, interditaram um trecho da rodovia BR-242, no Centro de Barreiras, na tarde desta sexta-feira (25). A manifestação saiu da Praça das Corujas por volta das 16h e percorreu um trecho da pista.
Faixas, cartazes e discursos deram o recado para que a sociedade reflita sobre a ameaça a direitos conquistados, principalmente trabalhistas. Houve distribuição de folhetos explicativos durante o ato.
dsc_0515
Os movimentos UFOB Ocupada e IFBA Ocupado têm realizado eventos como aulas públicas na praça e visitas em escolas para expor os principais pontos da medida que atacam diretamente direitos sociais garantidos pela Constituição, como acesso à saúde e educação gratuitas e de qualidade.
Além da PEC 55, o Projeto de Lei apelidado de “Escola Sem Partido” e a Medida Provisória 746, que propõe reforma no Ensino Médio, também estão na pauta de militância do movimento.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *