Médicas cubanas que moram em Barreiras comentam a morte de Fidel Castro

Hoje é um dia histórico para o mundo,  o ex-presidente e líder da revolução cubana, Fidel Castro, morreu aos 90 anos de idade, sua morte foi  confirmada na madrugada de hoje (26) por seu irmão  Raúl Castro em um anúncio na televisão ele disse que era “com profunda dor” que confirmava a “morte do comandante Fidel Castro Ruz”, falecido às 22h29 de Havana do dia 25 de novembro de 2016.

“Em cumprimento da expressa vontade do companheiro Fidel, seus restos mortais serão cremados neste sábado, dia 26”, afirmou Raúl, demonstrando emoção ao ler o breve comunicado.

Em Barreiras procuramos as médicas cubanas que estão no Brasil prestando serviços no Programa Mais Médicos para comentar a morte do ex presidente Fidel Castro, a médica Aysel Quintana  relatou  para o Mais Oeste que além da ajuda da família hoje está aqui  em Barreiras prestando serviços médicos graças a Fidel que  deu para ela a oportunidade a 11 anos de ser uma médica.

“… Cuba perdeu um grande homem, que além de ser comandante da revolução era uma pessoa que queria os mesmos direitos para todos, lutou contra a desigualdade, foi o primeiro país livre do analfabetismo da América Latina além de muitas conquistas em saúde e educação mesmo sendo sendo de graça…”
Drª Rosa Girón Marciel disse: ” … Hoje é um dia muito triste o meu povo está de luto”
saskia
Drª Saskia Marrero falou ao Mais Oeste: ” … Foi uma notícia que me deixou muito triste,é  uma perda irreparável, pois graças a revolução de Fidel Castro eu tive meus estudos e sou médica graças a ele. Ele é e  sempre  será nosso comandante …” 

 O Comandante Fidel Castro:

Conhecido como “Comandante” pelos cubanos, Fidel era personagem de várias histórias e boatos. “Ele não dorme”, “ele não esquece de nada”, “é capaz de te penetrar com o olhar e descobrir quem você é”.

Fidel sempre teve uma saúde de ferro, até quando enfrentou uma hemorragia intestinal durante uma viagem à Argentina aos 80 anos de idade. Em 31 de julho de 2006, os problemas de saúde provocados pelo avanço da idade o fizeram delegar temporariamente o poder a seu irmão Raúl.

Em fevereiro de 2008, Fidel renunciou oficialmente ao cargo de presidente cubano e, desde então, era o principal conselheiro do Partido Comunista e do novo governo.

A era Fidel Castro vem se dissolvendo pouco a pouco, enquanto uma nova Cuba surge devido a uma série de reformas econômicas e da retomada das relações bilaterais com os Estados Unidos, rompidas há mais de meio século.

Fidel assistia a tudo isso de longe, mas não deixava de fazer suas análises em artigos publicados no jornal oficial cubano Granma. A fragilidade da sua saúde já tinha provocado boatos sobre sua morte várias vezes nas redes sociais.

LOC FÁCIL BANNER INFORMATIVO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *