Após decretada como pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a atenção do mundo está voltada para o novo Coronavírus, (Covid-19), momento que tem gerado dúvidas, medo e ansiedade em todos. Para minimizar os efeitos na saúde mental, a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria Municipal de Saúde e dentro do Projeto Saúde Humanizada, tem adotado o atendimento psicológico remoto para pacientes que estão em isolamento domiciliar (quarentena), em acatamento ao Decreto nº 52, de 17 de março de 2020.
O atendimento acontece por meio de vídeo chamada, totalmente online, e tem como principal objetivo oferecer apoio psicológico para pessoas com o quadro clínico suspeito para a Covid-19. “Neste momento o pânico é muito grande para muitas pessoas, principalmente os que estão à espera do resultado. Assim, iremos estar com esse apoio psicológico, reforçado aos idosos, que também estão precisando dessa atenção especial”, pontuou o psicólogo Emanuel Messias.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Anderson Vian, todos os pacientes que estão em quarentena terão esse atendimento psicológico, além disso, ele reforça a importância de cada um no combate ao coronavírus com medidas de prevenção e colocando em prática o que foi estabelecido no Decreto Municipal.
“Nossa meta é oferecer o apoio psicológico aos pacientes que estão no isolamento domiciliar, entendemos que esse é um momento delicado e que precisamos da compreensão de todos, é importante fazer a quarentena para evitar a proliferação desse vírus e reforçar as medidas preventivas como lavar as mãos, usar o álcool gel e ficar em casa”, pontuou o secretário.
Mais Oeste
20 de março de 2020
BarreirasCoronavírusDestaques
Comentário desabilitado.