Foto//Eloi Correa/GOVBA

O edital de concessão da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), no trecho entre Ilhéus e Caetité, na Bahia, foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (16). O ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, anunciou a novidade pelas redes sociais. “Governo Jair Bolsonaro colocou como prioridade concluir essa obra que dura uma década e que vai transformar a economia do estado. Estamos cumprindo”, escreveu.

A publicação do edital foi aprovada ontem, na última reunião da diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) do ano. O leilão está previsto para acontecer em 8 de abril de 2021, em São Paulo.

Esta subconcessão corresponde ao trecho inicial da Fiol, cuja função está ligada diretamente ao escoamento da produção de minério de ferro produzido no interior baiano por meio do porto de Ilhéus. Futuramente, a ferrovia será ainda estendida para a região produtora de grãos do oeste baiano, havendo inclusive a possibilidade de integração com a Ferrovia Norte-Sul, indo ao encontro do objetivo de integração das malhas ferroviárias e melhora das condições logísticas do país.

A Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) encontra-se concedida à VALEC – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. O empreendimento é subdivido em três trechos:

Fiol 1: Trecho Ilhéus/BA – Caetité/BA: trecho em construção pela VALEC;

Fiol 2: Trecho Caetité/BA – Barreiras /BA: trecho em construção pela VALEC; e

Fiol 3: Trecho Barreiras/BA – Figueirópolis/TO: trecho greenfield (a ser construído).

O traçado da Fiol 1 possui aproximadamente 537 km de extensão, atravessando os seguintes municípios do estado da Bahia: Ilhéus, Uruçuca, Aureliano Leal, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Itagi, Jequié, Manoel Vitorino, Mirante, Tanhaçu, Aracatu, Brumado, Livramento de Nossa Senhora, Lagoa Real, Rio do Antônio, Ibiassucê e Caetité.

O corredor logístico vai permitir, neste primeiro momento, o escoamento para o mercado externo do minério de ferro do sudoeste baiano por meio do futuro Porto Sul, em Ilhéus. O plano de extensão ainda prevê uma segunda concessão entre Caetité (BA) e Barreiras (BA), visando a produção de grãos do oeste baiano. O prazo total da subconcessão deverá ser de 35 anos, considerando os períodos de construção e operação, contados a partir da assunção do contrato.

Estão previstos investimentos da ordem de R$ 5 bilhões ao longo do prazo da concessão, sendo sua maior parte aplicada nos primeiros 5 anos do contrato em obras remanescentes e complementares. Entre essas estão obras de infraestrutura e superestrutura da linha férrea, pátios de cruzamento e de interligação e obras-de-arte especiais.

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